Depois de quase 120 anos de curiosidade e espera a carta cristã mais antiga do mundo pôde ser finalmente decifrada.
A carta é atualmente considerada uma relíquia. Encontrada em 1900 o papiro da coleção da UniversiadeBasileia na Suíça, considerada a carta cristã mais antiga do mundo, foi finalmente decifrada depois de longos 119 anos de pesquisa e dedicação da Dra. Sabine Huebnerprofessora e historiadora da Universidade.
Esta carta foi escrita por meados dos anos 230 depois da morte de Cristo, a qual se entende como o documento cristão mais antigo datado da história só perdendo para a própria Bíblia, porém esta carta não se inclui ou tem referência alguma ao livro Sagrado.
No entender da Doutora a carta foi escrita pelo irmão do destinatário que era conhecido como Arrianus um cristão que vivia no Império Romano que assim dizia na introdução “Saudações, meu senhor, meu incomparável irmão Paulus, eu Arrius, saúdo você, orando, para que tudo seja o melhor possível em sua vida”.
O linguajar usado por Arrianus para se comunicar com seu irmão Paulus chamou a atenção da Doutoraprincipalmente o que diz “… para que você se saia bem no Senhor”. Pois se trata de termos usados por cristão naquela época, o uso de [“no Senhor”] muito usado no Novo Testamento foi o que a fez concluir que existiu uma crença entre o autor e seu irmão, o qual diz para ele não perder a fé e continuar que ele esta orando ao Senhor para ajudá-lo e o guardar.
Outro importante fato que a estigou foi que seu irmão tinha por nome Paulus, o qual não era usado neste momento e muito menos nesta região, portanto pode-sededuzir que este nome tem tenha sido dado pelos seus pais em referencia ao famoso aposto Paulo o qual veio se levantar e ser reconhecido 200 anos depois da morte de Cristo.